Informativo Norma Desempenho

A norma está estruturada em 06 partes:

 

PARTE 1 – REQUISITOS GERAIS
PARTE 2 – REQUISITOS PARA OS SISTEMAS ESTRUTURAIS
PARTE 3 – REQUISITOS PARA OS SISTEMAS DE PISOS
PARTE 4 – REQUISITOS PRA OS SISTEMAS DE VEDAÇÕES VERTICAIS INTERNAS E EXTERNAS – SVVIE
PARTE 5 – REQUISITOS PARA OS SISTEMAS DE COBERTURAS
PARTE 6 – REQUISITOS PARA OS SISTEMAS HIDROSSANITÁRIOS

Cada uma destas 06 partes contempla a necessidade de desempenho de 12 itens, que são na verdade as necessidades de desempenho da edificação por parte do usuário.

Item 7. Segurança estrutural

Item 8. Segurança contra incêndio

Item 9. Segurança no uso e na operação Item 10. Estanqueidade

Item 11. Desempenho Térmico Item 12. Desempenho Acústico Item 13. Desempenho Lumínico

Item 14. Durabilidade e Manutenibilidade Item 15. Saúde, Higiene e Qualidade do ar Item 16. Funcionalidade e Acessibilidade

Item 17. Conforto, tátil, visual e antropodinâmico Item 18. Adequação ambiental

 

Para facilitar o entendimento, demonstramos na tabela abaixo, quais critérios são abordados pela norma em cada uma de suas partes:

 

ITEM

 

PARTE 1 REQUISITOS GERAIS

PARTE 2 REQUISITOS PARA OS

SISTEMAS ESTRUTURAIS

PARTE 3 REQUISITOS PARA OS SISTEMAS DE PISO PARTE 4 REQUISITOS PARA O SISTEMAS DE VEDAÇÕES VERTICAIS INTERNAS E EXTERNAS PARTE 5 REQUISITOS PARA O SISTEMA DE COBERTURA PARTE 6 REQUISITO PARA OS SISTEMAS HIDROSSANITÁRIOS
7. Segurança estrutura X X X X X
8. Segurança contra incêndio X X X X X
9. Segurança no uso e na operação x x x x
10. Estanqueidade X X X X X
11. Desempenho Térmico x x x
12. Desempenho Acústico x x x x x
13. Desempenho Lumínico x
14. Durabilidade e Manutenibilidade x x x x x x
15. Saúde, Higiene e Qualidade do ar X X
16. Funcionalidade e Acessibilidade x x x x
17. Conforto, tátil, visual e antropodinâmico x x x
18. Adequação ambiental x x

 

concreteste tecnologia em materiais comercial@concreteste.com.br – 11 49928204

 

 

 

 

 

 

INCORPORADOR

 

 

Avaliar as condições do local, identificar os riscos previsíveis, especificar o padrão da edificação (mínimo, intermediário, máximo) e providenciar os estudos técnicos requeridos

 

 

PROJETISTA

 

 

Desenvolver o projeto e especificar produtos atendendo os requisitos de desempenho estabelecidos, indicando nos memoriais e desenhos a vida útil de projeto (VUP) de cada sistema que compõe a obra

 

 

FABRICANTE OU FORNECEDOR

 

 

Indicar a vida útil dos produtos e fornecer resultados comprobatórios do desempenho

 

 

CONSTRUTOR

 

 

Garantir que o Sistema (e NÃO o produto) tenha o desempenho desejado e elaborar os Manuais de Uso, Operação e Manutenção

 

 

USUÁRIO

 

 

Manter a edificação conforme o plano de manutenção

 

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO – GENERALIDADES , DIRETRIZES PARA IMPLANTAÇÃO E ENTORNO E MÉTODOS DE AVALIAÇÃO

* (item 6 da NBR 15575: 2013 – pags. 14 e 15)

 

6.1 Generalidades
6.1.1 A avaliação de desempenho busca analisar a adequação ao uso de um sistema ou de um processo construtivo destinado a atender a uma função, independentemente da solução técnica adotada.

6.1.2 Para atingir esta finalidade, na avaliação do desempenho é realizada uma investigação sistemática baseada em métodos consistentes, capazes de produzir uma interpretação objetiva sobre o comportamento esperado do sistema nas condições de uso definidas. Em função disso, a avaliação do desempenho requer o domínio de uma ampla base de conhecimentos científicos sobre cada aspecto funcional de uma edificação, sobre materiais e técnicas de construção, bem como sobre os diferentes requisitos dos usuários nas mais diversas condições de uso.

6.1.2.1 Recomenda-se que os resultados desta investigação sistemática, que orientaram a realização do projeto, sejam documentados por meio de registro de imagens, memorial de cálculo, observações instrumentadas, catálogos técnicos dos produtos, registro de eventuais planos de expansão de serviços públicos ou outras formas, conforme conveniência.
6.1.3 Os requisitos de desempenho derivados de todos os requisitos dos usuários podem resultar em uma lista muito extensa; neste sentido é conveniente limitar o número de requisitos a serem considerados em um contexto de uso definido. Dessa forma, nas Seções 7 a 18 são estabelecidos os requisitos e critérios que devem ser atendidos por edificações habitacionais.

6.1.4 Os requisitos de desempenho previstos nesta Norma devem ser verificados aplicando-se os respectivos métodos de avaliação explicitados nas suas diferentes partes.

6.1.5 Todas as verificações devem ser realizadas com base nas condições do meio físico na época do projeto e da execução do empreendimento.

6.1.6 A avaliação do desempenho de edificações ou de sistemas, de acordo com esta Norma, deve ser realizada considerando as premissas básicas estabelecidas nesta Seção.

NOTA Recomenda-se que a avaliação do desempenho seja realizada por instituições de ensino ou pesquisa, laboratórios especializados, empresas de tecnologia, equipes multiprofissionais ou profi ssionais de reconhecida capacidade técnica.

 

6.2 Diretrizes para implantação e entorno
6.2.1 Implantação

Para edifícios ou conjuntos habitacionais com local de implantação definido, os projetos de arquitetura, da estrutura, das fundações, contenções e outras eventuais obras geotécnicas devem ser desenvolvidos com base nas características do local da obra (topográficas, geológicas etc.), avaliando-se convenientemente os riscos de deslizamentos, enchentes, erosões, vibrações transmitidas por vias férreas, vibrações transmitidas por trabalhos de terraplenagem e compactação do solo, ocorrência de subsidência do solo, presença de crateras em camadas profundas, presença de solos expansíveis ou colapsíveis, presença de camadas profundas deformáveis e outros. Devem ainda ser considerados riscos de explosões oriundas do confinamento de gases resultantes de aterros sanitários, solos contaminados, proximidade de pedreiras e outros, tomando-se as providências necessárias para que não ocorram prejuízos à segurança e à funcionalidade da obra.

6.2.2 Entorno

Os projetos devem ainda prever as interações entre construções próximas, considerando-se convenientemente as eventuais sobreposições de bulbos de pressão, efeitos de grupo de estacas, rebaixamento do lençol freático e desconfinamento do solo em função do corte do terreno. Tais fenômenos também não podem prejudicar a segurança e a funcionalidade da obra, bem como de edificações vizinhas. O desempenho da edificação está intimamente associado a todos os projetos de implantação e ao desempenho das fundações, devendo ser atendidas as disposições das Normas aplicáveis, particularmente das

6.2.3 Segurança e estabilidade

Do ponto de vista da segurança e estabilidade ao longo da vida útil da estrutura, devem ser consideradas as condições de agressividade do solo, do ar e da água na época do projeto, prevendo-se, quando necessário, as proteções pertinentes à estrutura e suas partes.

 

6.3 Métodos de avaliação do desempenho
6.3.1 Os requisitos de desempenho devem ser verificados aplicando-se os respectivos métodos de ensaio previstos nesta parte.

6.3.2 Os métodos de avaliação estabelecidos nesta Norma consideram a realização de ensaios laboratoriais, ensaios de tipo, ensaios em campo, inspeções em protótipos ou em campo, simulações e análise de projetos. A realização de ensaios laboratoriais deve ser baseada nas Normas explicitamente referenciadas, em cada caso, nesta parte da ABNT NBR 15575.

 

AMOSTRAGEM, RELAÇÃO ENTRE NORMAS E DOCUMENTAÇÃO DOS DOCUMENTOS DA AVALIAÇÃO DO SISTEMA

 

6.4 Amostragem
6.4.1 No caso de sistemas construtivos já utilizados em outras obras, pode-se considerar na avaliação a realização de inspeções de campo, atendendo aos requisitos e critérios de desempenho estabelecidos nesta Norma, desde que se comprove que a edificação habitacional ou o sistema seja igual ao da avaliação que se deseja proceder.

6.4.2 Do ponto de vista da durabilidade, as avaliações de campo somente devem ser aceitas se a construção ou instalação tiver ocorrido há pelo menos dois anos.

6.4.3 Sob qualquer aspecto, deve-se tomar a máxima precaução para, com base nas análises de campo, não se inferir ou extrapolar resultados para condições diversas de clima, implantação, agressividade do meio e utilização.

6.4.4 Sempre que a avaliação estiver baseada na realização de ensaios de laboratório, a amostragem deve ser aleatória.

 

6.5 Relação entre normas
6.5.1 Quando uma Norma Brasileira prescritiva contiver requisitos suplementares a esta Norma, eles devem ser integralmente atendidos.

6.5.2 Na ausência de Normas Brasileiras prescritivas para sistemas, podem ser utilizadas Normas Internacionais prescritivas relativas ao tema.

 

6.6  Documento com os resultados da avaliação do sistema

6.6.1 O relatório resultante da avaliação de desempenho deve reunir informações que caracterizem a edificação habitacional ou sistema analisado.

6.6.2 Quando houver a necessidade de realização de ensaios laboratoriais, o relatório de avaliação deve conter a solicitação para realização desses ensaios, com explicitação dos resultados pretendidos e a metodologia a ser seguida, de acordo com as normas referenciadas nesta Norma.

6.6.3 A amostra tomada para ensaio deve ser acompanhada de todas as informações que a caracterizem, considerando sua participação no sistema.

6.6.4 A partir dos resultados obtidos deve ser elaborado um documento de avaliação do desempenho, baseado nos requisitos e critérios avaliados de acordo com esta Norma.
6.6.5 O relatório deve ser elaborado pelo responsável pela avaliação e deve atender aos requisito estabelecidos em 6.7

 

COMO INICIAR

Recomenda-se como início do desenvolvimento dos trabalhos na norma de desempenho que seja formada uma comissão que envolva os departamentos de projetos, obra, qualidade, suprimentos, garantia, e outros que julgarem interessante, com os registros que definirão as premissas do projeto:

As condições de exposição;

–  Os riscos previsíveis;

–  Os documentos legais (código sanitário, código de obras, plano diretor, etc.)

–  Documentos da qualidade de execução das instalações, Normas Brasileiras, etc

A partir de então, é essencial que se estabeleça um PLANO de Implantação de Avaliação do Desempenho, definindo nele os requisitos (de 7 a 18 ) para cada parte da norma (1,2,3,4,5,6), critérios e meios de comprovação a serem considerados em cada empreendimento. Outra opção seria incluir estes requisitos no PLANO DE QUALIDADE atual que as construtoras normalmente já possuem. O PBQPH recomenda que neste PLANO sejam relacionados os meios, as frequências, e os responsáveis pela realização das verificações e ensaios dos materiais a serem aplicados e serviços a serem executados na obra que assegurem o desempenho previsto em projeto em atendimento a ABNT NBR 15575.

Ele deverá considerar:

As premissas básicas estabelecidas na respectiva Seção (item 6.1.6);

As condições do meio físico na época do projeto e da execução do empreendimento (item 6.1.5),

–  O controle dos registros/documentação e acompanhamento das avaliações dos sistemas individuais (item 6.1.2.1)

Após a definição do PLANO, em uma segunda fase recomenda-se que seja criado procedimento para o controle de implantação deste.

A partir das evidências e documentos que forem coletadas referentes à aplicação da norma de desempenho em cada empreendimento é que deve ser elaborado este relatório final de obra compilando todas as informações, resultados e análise crítica do sistema implantado, sendo normalmente realizado pela própria construtora ou empresa de consultoria. Este relatório se bem estruturado poderá ser utilizado como comprovação do atendimento ou partida para o estudo de obras futuras que possuam:

As mesmas premissas básicas estabelecidas na respectiva Seção (item 6.1.6),

As mesmas condições do meio físico na época do projeto e da execução do empreendimento (item 6.1.5).

–  Mesmo processo construtivo, fornecedores, etc

 

 

 

requisitos gerais

ENSAIOS DE RESPONSABILIDADE DOS CONSTRUTORES

concreteste 11 4992 8204 – comercial@concreteste.com.br

 

 

PARTE ITEM Requisito Ensaios Normas Local CONCRETESTE
1 8.2.1.3 Segurança contra incêndio Estanqueidade das instalações de gás ABNT NBR 15526 Obra realiza
1 13.2.3 Desempenho lumínico Medição in loco do Fator de Luz Diurna e iluminação artificial ABNT NBR 15575-1 item

13.2.4 e Anexo B

Obra realiza
1 11.1b Desempenho térmico Avaliação do desempenho térmico de edificações por meio de medição – Procedimento 2 (medição, informativo) ABNT NBR 15575-1 Anexo A Obra realiza
1 14.2.4 Durabilidade Revestimento de paredes de argamassas inorgânicas ABNT NBR 13528 Obra realiza

sistemas estruturais

PARTE ITEM Requisito Ensaios Normas Local CONCRETESTE
2 7.4.1 Desempenho estrutural Ensaio de resistência a impactos em guarda-corpos ABNT NBR 14718 (anexo C) Obra realiza
2 7.4.1 Desempenho estrutural Ensaio de resistência a impactos em parapeitos ABNT NBR 15575-4 Anexo B – ABNT NBR 11675 Item 6.3 Obra realiza
2 7.4.1 Desempenho estrutural Ensaio de corpo mole de elementos estruturais de sistemas sem norma técnica existente Laboratório sob consulta

sistemas de piso

PARTE ITEM Requisito Ensaios Normas Local CONCRETESTE
3 10.4.1 Estanqueidade Ensaio de estanqueidade do sistema de piso de áreas molhadas e molháveis ABNT NBR 15575-3 Anexo C Obra realiza
3 10.4.1 Estanqueidade Ensaio de estanqueidade do sistema de piso de áreas molhadas com sistemas de impermeabilização previstos na NBR 9575 (72 horas) ABNT NBR 9574 Obra realiza
3 12.2.1.1 Desempenho acústico Medição de nível de pressão sonora de impacto-padrão em sistema de piso separando unidades habitacionais autônomas posicionadas em pavimentos distintos (avaliar os dormitórios) ISO140-7 Obra realiza
3 12.2.1.1 Desempenho acústico Medição de nível de pressão sonora de impacto-padrão em sistema de piso separando áreas de uso coletivo (atividades de lazer, esportivas, banheiros e vestiários coletivos, cozinhas e lavanderias coletivas) sobre unidades habitacionais autônomas (avaliar os dormitórios)  

ISO140-7

 

Obra

realiza
3 12.2.1.1 Desempenho acústico Medição de isolamento de ruído sonoro aéreo entre unidades autônomas no caso de pelo menos um dos ambientes ser dormitório ISO140-4 (substituída por ISO 16283-1:2014) Obra realiza
3 12.2.1.1 Desempenho acústico Medição de isolamento de ruído sonoro aéreo entre uma unidade habitacional autônoma e áreas comuns de uso coletivo para atividades de lazer e esportivas ISO140-4 (substituída por ISO 16283-1:2014) Obra realiza
3 12.2.1.1 Desempenho acústico Medição de isolamento de ruído sonoro aéreo entre uma unidade habitacional autônoma e áreas comuns no pavimento ISO140-4 (substituída por ISO 16283-1:2014) Obra realiza
3 12.2.1.1 Desempenho acústico Medição de isolamento de ruído sonoro aéreo entre uma unidade habitacional autônoma e áreas comuns em pavimentos distintos ISO140-4 (substituída por ISO 16283-1:2014) Obra realiza
3 14.2.1 Durabilidade; Manutenibilidade Ensaio de ausência de danos nas superfícies de sistemas de pisos de áreas molhadas e molháveis (pela presença de umidade) ABNT NBR 15575-3 Anexo C Obra ou laboratório (protótipo) realiza
3 14.3.1 Durabilidade; Manutenibilidade Verificação da resistência de ataque químico do sistema de piso para seleção da camada de acabamento x ambiente ABNT NBR 15575-3 Anexo D Laboratório realiza
3 7.5.1 Desempenho estrutural Verificação da resistência do sistema de pisos a cargas verticais concentradas ABNT NBR 15575-3 (Anexo B) Obra realiza
3

5

7.4.1

7.3.2 (PT5)

Desempenho estrutural Ensaio de corpo duro no sistema de pisos (inclusive camada de acabamento) e coberturas acessíveis ABNT NBR 15575-3 (Anexo A) Obra realiza
3

4

5

8.3.1 (PT3)

8.4.1 (PT4)

8.3.1 (PT5)

Segurança contra incêndio Ensaio de resistência ao fogo de paredes corta-fogo de prumadas enclausuradas; de paredes de escadas, elevadores e monta-cargas; de elementos sem função estrutural constituintes do SVVIE ABNT NBR 10636 Laboratório não realiza

ENSAIOS DE RESPONSABILIDADE DOS CONSTRUTORES

concreteste 11 4992 8204 – comercial@concreteste.com.br

 

sistemas de SVVIE

PARTE         ITEM              Requisito                                                                     Ensaios                     Normas           Local CONCRETESTE
4 12.3.1 Desempenho acústico SVVE – Medição de diferença padronizada de nível ponderada da fachada (e fachada + cobertura em casas) nos dormitórios ISO140-5 ISO717-1 Obra realiza
4 12.3.2 Desempenho acústico SVVI – Medição de diferença padronizada de nível ponderada entre ambientes – parede de geminação onde não haja dormitório ISO140-4 (substituída por ISO 16283-1:2014) Obra realiza
4 12.3.2 Desempenho acústico SVVI – Medição de diferença padronizada de nível ponderada entre ambientes – parede de geminação onde haja dormitório ISO140-4 (substituída por ISO 16283-1:2014) Obra realiza
4 12.3.2 Desempenho acústico SVVI – Medição de diferença padronizada de nível ponderada entre ambientes – parede cega entre uma unidade e as áreas comuns de trânsito eventual, como corredores e escadarias nos pavimentos ISO140-4 (substituída por ISO 16283-1:2014) Obra realiza
4 12.3.2 Desempenho acústico SVVI – Medição de diferença padronizada de nível ponderada entre ambientes – parede cega de salas e cozinhas entre unidade habitacional e áreas comuns de transito eventual ISO140-4 (substituída por ISO 16283-1:2014) Obra realiza
4 12.3.2 Desempenho acústico SVVI – Medição de diferença padronizada de nível ponderada entre ambientes – parede cega de unidade habitacional e áreas comuns de permanência de pessoas, atividades de lazer e esportivas (home theater, salas de ginásticas, salão de festas, salão de jogos, banheiros e ISO140-4 (substituída por ISO 16283-1:2014) Obra realiza
4 12.3.2 Desempenho acústico Conjunto de paredes e portas de unidades distintas separadas pelo hall ISO140-4 (substituída por ISO 16283-1:2014) Obra realiza
4 7.7 Desempenho

estrutural

Ensaios de determinação do esforço estático vertical em guarda-corpos ABNT NBR 14718 (Anexo B) Obra realiza
4 7.7 Desempenho estrutural Ensaios de determinação do esforço estático vertical em parapeitos ABNT NBR 14718 (Anexo B) Obra realiza
4 7.7 Desempenho estrutural Ensaios de determinação do esforço estático horizontal em guarda-corpos ABNT NBR 14718 (Anexo A) Obra
4 7.7 Desempenho estrutural Ensaios de determinação do esforço estático horizontal em parapeitos ABNT NBR 14718 (Anexo A) Obra
4 7.5.1.1 Desempenho estrutural Portas: Verificação da resistência ao fechamento brusco ABNT NBR 15930-2 Anexo F4 Obra realiza
4 7.5.1.1 Desempenho

estrutural

Portas: Verificação da resistência aos impactos de corpo mole ABNT NBR 15930-2 Anexo E5 Obra realiza
4 7.3.1 Desempenho estrutural Determinação da resistência dos SVVIE às solicitações de peças suspensas nos SVVIE ABNT NBR 15575-4 Anexo A Obra realiza
4 7.4.1 e 7.4.3 Desempenho estrutural SVVIE, com ou sem função estrutural : Ensaio de resistência a impactos de corpo mole ABNT NBR 11675 Item 6.3 Obra realiza
4 7.6.1 Desempenho estrutural SVVIE, com ou sem função estrutural : Verificação da resistência a impactos de corpo duro ABNT NBR 15575-4 Anexo B Obra realiza
4 10.2.1.1 Estanqueidade Verificação da permeabilidade à água de SVVIE ABNT NBR 15575-4 Anexo D Obra realiza
4 10.1.1 Estanqueidade Verificação da estanqueidade à água em sistemas de vedação vertical externa ABNT NBR 15575-4 Anexo C Obra realiza
4 14.1.1 Durabilidade; Manutenibilidade Verificação do comportamento de SVVE exposto à ação de calor e choque térmico ABNT NBR 15575-4 Anexo E Obra realiza
4 7.1.3 Desempenho estrutural Ensaio de cargas laterais uniformemente distribuídas para simular as ações horizontais devidas ao vento ABNT NBR 15575-4 Anexo G Obra ou laboratório (protótipo) Não realiza

 

ENSAIOS DE RESPONSABILIDADE DOS CONSTRUTORES

concreteste 11 4992 8204 – comercial@concreteste.com.br

 

PARTE

 

ITEM

 

Requisito

 

Ensaios

 

Normas

 

Local

CONCRETESTE
5 7.1.2 Desempenho estrutural Ensaio de resistência de aderência à tração de impermeabilização com mantas e membranas expostas à intempéries sem proteção mecânica  

ABNT NBR 13528

 

Obra

 

não

5 10.5 Estanqueidade  

Ensaio de estanqueidade com lâmina d´água por no mínimo 72horas

 

ABNT NBR 15575-5 ITEM 10.5 A

 

Obra

 

realiza

5 12.3 Desempenho acústico  

Medição de diferença padronizada de nível ponderada do sistema de cobertura (isolamento de ruído aéreo) – avaliação nos dormitórios

 

ISO140-5

 

Obra

 

realiza

5 12.4 Desempenho acústico Medição do nível de pressão sonora de impacto padronizado ponderado do sistema de cobertura (ruído de impacto em pisos) – avaliação nos dormitórios e salas de estar,

localizados abaixo de coberturas acessíveis com uso coletivo

 

ISO140-7

 

Obra

 

realiza

5 9.2.2 Segurança ao uso  

Ensaio para determinação da resistência de platibandas

 

ABNT NBR 15575-5 Anexo E

 

Obra

 

realiza

5 9.2.3 Segurança ao uso  

Verificação da resistência de suporte das garras de fixação ou de apoio

 

ABNT NBR 15575-5 Anexo

 

Obra

 

realiza

5 9.2.1 Segurança ao uso Ensaio de carga horizontal e vertical concentrada com intensidade de 25KN em guarda- corpo em coberturas com acesso de veículos  

ABNT NBR 14718

 

Obra

 

realiza

5 7.2.1 Desempenho estrutural Determinação da resistência às cargas concentradas em sistemas de coberturas acessíveis aos usuário  

ABNT NBR 15575-5 Anexo A

 

Obra

 

realiza

5 7.3.1 Desempenho estrutural  

Ensaio de impacto de corpo mole em sistemas de coberturas-terraço acessíveis aos usuários

 

ABNT NBR 15575-2 Anexo C

Obra ou laboratório (protótipo)  

realiza

5 7.3.2 Desempenho estrutural  

Ensaio de corpo duro em sistemas de coberturas-terraços acessíveis a usuários.

 

ABNT NBR 15575-2 Anexo B

Obra ou Laboratório (protótipo)  

realiza

5 7.4.1 Desempenho estrutural  

Determinação da resistência de peças fixadas em forros

 

ABNT NBR 15575-5 Anexo B

Obra ou Laboratório (protótipo)  

realiza

5 7.5.1 Desempenho estrutural  

Verificação da resistência ao impacto em telhados (ação do granizo)

 

ABNT NBR 15575-5 Anexo C

Obra ou Laboratório (protótipo)  

realiza

5 7.1.2 Desempenho estrutural  

Ensaio de arrancamento dos componentes do SC (a critério do projetista)

ABNT NBR 5643 ou ABNT NBR

15575-5 Anexo L

Obra ou Laboratório (protótipo)  

Não realiza

5 9.1.1 Segurança ao uso  

Verificação da resistência de suporte das garras de fixação ou de apoio

 

ABNT NBR 15575-5 Anexo E

 

Laboratório

 

realiza

5 9.2.4 Segurança ao uso  

Verificação da resistência ao caminhamento

 

ABNT NBR 15575-5 Anexo G

 

Laboratório

 

realiza

5 10.2 Estanqueidade  

Determinação da estanqueidade à água do sistema de cobertura

 

ABNT NBR 15575-5 Anexo D

 

Laboratório

 

realiza

 

ENSAIOS DE RESPONSABILIDADE DOS CONSTRUTORES

concreteste 11 4992 8204 – comercial@concreteste.com.br

 

PARTE         ITEM              Requisito                     Ensaios

 

Normas

 

Local

CONCRETESTE
6 15.6.1 Saúde, higiene e qualidade do ar Ensaios de estanqueidade ABNT NBR 15923 OBRA realiza
6 10.1.1 Estanqueidade Verificação da estanqueidade de tubulação de água pressurizada quente e fria (feitos com água fria) ABNT NBR 5626 item 6.6.3 OBRA realiza
6 10.2.1 Estanqueidade Ensaio de estanqueidade em sistema predial de esgoto ABNT NBR 8160 Anexo G,

Item G.2.1

OBRA realiza
6 10.2.2 Estanqueidade Ensaio de estanqueidade de calhas ABNT NBR 15575-6 item 10.2.2.1 OBRA realiza
6 7.1.1 Desempenho estrutural Verificação da resistência dos fixadores para tubulação suspensa ABNT NBR 15575-6 item 7.1.1 OBRA realiza
6 7.2.4 Desempenho estrutural Verificação da resistência a impactos de corpo mole em instalações aparentes ABNT NBR 15575-6 item 7.2.4 OBRA realiza
6 7.2.4 Desempenho estrutural Verificação da resistência a impactos de corpo duro em instalações aparentes ABNT NBR 15575-6 item 7.2.4 OBRA realiza

 

VERIFICAÇÃO DO ATENDIMENTO AOS CRITÉRIOS DE DESEMPENHO TÉRMICO – ITEM 11 PARTES 4 E 5 DA ABNT NBR 15575:2013

– Por Verificação pelo Procedimento 1 (simplificado, normativo)

Verificação do atendimento aos requisitos e critérios e para os sistemas de vedação e cobertura incluindo:

  1. Vedações:
  • Cálculos para avaliação de transmitância térmica e a capacidade térmica de paredes externas – ABNT NBR 15575-4 Ítens 2.1 e 11.2.2 ;
  • Verificação de aberturas para ventilação de ambientes de permanência prolongada (salas, cozinhas e dormitórios) – ABNT NBR 15575-4 – Item 3.1 ;
  1. Coberturas: Avaliação da transmitância térmica e absortância – ABNT NBR 15575-5 Ítens 2.1;

 

– Pelo Método da simulação – ABNT NBR 15575-1:2013 item 11.2

Verificação do atendimento aos requisitos e critérios e para os sistemas de vedação e cobertura conforme partes 4 e 5 incluindo:

  1. Modelagem e simulação computacional em dois casos hipotéticos de orientação solar, para verificação de desempenho no dia típico de verão, e outro (orientação sul e leste) no dia típico de inverno;
  2. Simulação da condição padrão, ou se necessário, simulação das estratégias adicionais recomendadas pela norma até o seu atendimento, com ventilação, com sombreamento, e combinação da ventilação e sombreamento, assim como da fachada nas cores clara, média e escura;
  3. Simulação computacional validada pela ASHRAE Standard 140 para determinação do comportamento térmico sob condições dinâmicas de exposição ao clima, capaz de reproduzir os efeitos de inércia térmica;
  4. Propostas de ações de melhoria quando necessário e/ou especificações técnicas e soluções construtivas;
  5. Recomendações

 

 

Somente a título de informação , listamos os ensaios de produtos, de responsabilidade dos fornecedores

A Concreteste NÃO realiza estes ensaios

 

PARTE ITEM Requisito Ensaios Normas Local Respons.
1 8.4.2 Segurança contra incêndio Índice de propagação de chamas dos materiais de acabamento, revestimento e isolamento termo acústico 15575/ 9442 Laboratório Fornecedor
1 14.2.4 Durabilidade Reservatório de fibrocimento para água potável 5649 Laboratório Fornecedor
1 14.2.4 Durabilidade Blocos vazados de concreto simples para alvenaria 6136 Laboratório Fornecedor
1 14.2.4 Durabilidade Ensaio de tijolo maciço de solo-cimento 8491 Laboratório Fornecedor
1 14.2.4 Durabilidade Ladrilho hidráulico 9457 Laboratório Fornecedor
1 14.2.4 Durabilidade Bloco vazado de solo cimento sem função estrutural 10834 Laboratório Fornecedor
1 14.2.4 Durabilidade Argamassa armada 11173 Laboratório Fornecedor
1 14.2.4 Durabilidade Argamassa para assentamento e revestimento de paredes e tetos 13281 Laboratório Fornecedor
1 14.2.4 Durabilidade Blocos de concreto celular auto clavado 13438 Laboratório Fornecedor
1 14.2.4 Durabilidade Telhas de concreto 13858-2 Laboratório Fornecedor
1 14.2.4 Durabilidade Telha ondulada de fibrocimento sem amianto e seus acessórios 15210-1 Laboratório Fornecedor
1 14.2.4 Durabilidade Tubos de concreto, de seção circular, para cravação 15319 Laboratório Fornecedor
1 14.2.4 Durabilidade Produto de aço ou ferro fundido galvanizado por imersão a quente 7398/ 7400 Laboratório Fornecedor
1 14.2.4 Durabilidade Peças de concreto para pavimentação 9781 Laboratório Fornecedor
1 14.2.4 Durabilidade Material metálico revestido e não-revestido 8094/ 8096 Laboratório Fornecedor
1 17.2.1 Conforto tátil e antropodinâmico Ensaio de torque de dispositivos de manobra específicas Laboratório Fornecedor

 

PARTE ITEM Requisito Ensaios Normas Local Respons.
3 8.2.2 Segurança contra incêndio Ensaio de classificação da camada estrutural do sistema de piso (combustibilidade) 9442/ ISO1182 Laboratório Fornecedor
3 8.2.3 Segurança contra incêndio Ensaio de avaliação da reação ao fogo do sistema de piso (para classificação) ISO1182/ NBR 8660/ ISO 11925-2/ ASTM E662 Laboratório Fornecedor
3 8.3.5 Segurança contra

incêndio

Ensaios de resistência ao fogo de selos corta-fogo 6479 Laboratório Fornecedor
3 8.3.7 Segurança contra incêndio Ensaios de resistência ao fogo de registro corta-fogo 6479 Laboratório Fornecedor
3 8.3.8 Segurança contra incêndio Ensaio de resistência ao fogo de tubulações (ventilação) que não receberem o registro corta-fogo ISO 6944-1 Laboratório Fornecedor
3 8.3.11 Segurança contra incêndio Ensaio de classificação dos dutos de ventilação e exaustão permanente de banheiros quanto à resistência ao fogo ISO1182 Laboratório Fornecedor
3 8.3.11 Segurança contra incêndio Ensaio de resistência ao fogo de grades de proteção das derivações dos dutos de ventilação e exaustão permanente de banheiros 6479 Laboratório Fornecedor
3 8.3.14 Segurança contra

incêndio

Ensaio de resistência ao fogo de dutos de exaustão de lareiras,

churrasqueiras, varandas gourmet e similares

ISO1182 Laboratório Fornecedor
3 8.3.15 Segurança contra incêndio Ensaios de resistência ao fogo de portas corta-fogo e portas de elevador e monta-cargas 6479 Laboratório Fornecedor
3 9.1.1 Segurança ao uso Ensaio de Coeficiente de Atrito Dinâmico de pisos para áreas molhadas, rampas, escadas, terraços e acessos/ circulações em áreas comuns 13818 Laboratório Fornecedor
3 14.4.1 Durabilidade; Manutenibilidade Ensaio de resistência ao desgaste em uso, das camadas de acabamento dos sistemas de piso Anexo D Laboratório Fornecedor
3 14.4.1 Durabilidade; Manutenibilidade Ensaio de resistência ao desgaste em uso, das camadas de acabamento dos sistemas de piso 7686 Laboratório Fornecedor
3 14.4.1 Durabilidade; Manutenibilidade Ensaio de resistência à abrasão 8810 Laboratório Fornecedor
3 14.4.1 Durabilidade; Manutenibilidade Ensaio de resistência ao desgaste em uso, das camadas de acabamento dos sistemas de piso 9457 Laboratório Fornecedor
3 14.4.1 Durabilidade; Manutenibilidade Ensaio de resistência ao desgaste em uso, das camadas de acabamento dos sistemas de piso 13818 Laboratório Fornecedor
3 14.4.1 Durabilidade; Manutenibilidade Ensaio de resistência ao desgaste em uso, das camadas de acabamento dos sistemas de piso 14833-1 Laboratório Fornecedor
3 14.4.1 Durabilidade; Manutenibilidade Ensaio de resistência ao desgaste em uso, das camadas de acabamento dos sistemas de piso 14851-1 Laboratório Fornecedor
3 14.4.1 Durabilidade; Manutenibilidade Ensaio de resistência ao desgaste em uso, das camadas de acabamento dos sistemas de piso 14917-1 Laboratório Fornecedor
3 14.4.1 Durabilidade; Manutenibilidade Ensaio de resistência ao desgaste em uso, das camadas de acabamento dos sistemas de piso 9781 Laboratório Fornecedor
3 14.4.1 Durabilidade; Manutenibilidade Ensaio de resistência ao desgaste em uso, das camadas de acabamento dos sistemas de piso 7374 Laboratório Fornecedor

 

PARTE ITEM Requisito Ensaios Normas Local Respons.
4 7.5.1.1 Desempenho estrutural Ensaio de fechamento brusco de portas 15930-2 Laboratório Fornecedor
4 7.5.1.1 Desempenho estrutural Ensaio de corpo mole na folha de porta 15930-2 Laboratório Fornecedor
4 8.2.1 Segurança contra incêndio Ensaio de avaliação da reação ao fogo da face interna do sistema de vedações verticais externas e ambas as faces do sistema de vedação vertical interna (para classificação) 9442 Laboratório Fornecedor
4 8.3.1 Segurança contra incêndio Ensaio de avaliação da reação ao fogo da face externa do sistema de vedações verticais externas (para

classificação)

9442 Laboratório Fornecedor
4 10.1.1 Estanqueidade Ensaio de tipo de estanqueidade à água de esquadrias externas (janelas, fachadas-cortina e portas externas) 10821-3 Laboratório Fornecedor

 

PARTE ITEM Requisito Ensaios Normas Local Respons.
5 8.2.1 Segurança contra incêndio Ensaio de avaliação da reação ao fogo da face interna do sistema de coberturas (para classificação) 9442 Laboratório Fornecedor
5 8.2.2 Segurança contra incêndio Ensaio de avaliação da reação ao fogo da face externa do sistema de coberturas (para classificação) 9442 Laboratório Fornecedor
6 8.3.1 Segurança contra incêndio Ensaio de reação ao fogo de tubulações (propagação de chamas) ISO1182 Laboratório Fornecedor
5 7.4.1 Desempenho estrutural Ensaio de resistência a ação de carga vertical – peças fixadas em forros Anexo B Laboratório Fornecedor
5 10.1 Estanqueidade Ensaio de impermeabilidade do sistema de cobertura 7581-2 (5642

substituída)

Laboratório Fornecedor
5 14.2 Durabilidade Ensaio de estabilidade de cor de telhas e outros componentes da cobertura ISO105-A02/

Anexo H

Laboratório Fornecedor

 

 

PARTE ITEM Requisito Ensaios Normas Local Respons.
6 9.1.2 Segurança ao uso Ensaios de corrente de fuga de equipamentos 12090 Laboratório Fornecedor
6 9.1.2 Segurança ao uso Ensaios de corrente de fuga de equipamentos 14016 Laboratório Fornecedor
6 9.3.1 Segurança ao uso Ensaios de peças de utilização e componentes do sistema hidrossanitário de acordo com normas específicas (superfícies sem rebarbas, cantos vivos, específicas Laboratório Fornecedor
6 9.3.2 Segurança ao

uso

Ensaios de resistência mecânica específicas Laboratório Fornecedor
6 9.4.1 Segurança ao uso Ensaios de equipamentos (temperatura da água) 12090/ 14011/

14016

Laboratório Fornecedor
6 10.1.2 Estanqueidade Ensaio de estanqueidade das peças de utilização 5626/15097-1/

15097-2/ 11778

Laboratório Fornecedor
6 10.1.2 Estanqueidade Ensaio de estanqueidade dos reservatórios 13210/ 14799/ e

outras

Laboratório Fornecedor
6 10.1.2 Estanqueidade Ensaio de estanqueidade dos metais sanitários 10281 Laboratório Fornecedor
6 10.1.2 Estanqueidade Ensaio de estanqueidade dos metais sanitários 11535 Laboratório Fornecedor
6 10.1.2 Estanqueidade Ensaio de estanqueidade dos metais sanitários 11815 Laboratório Fornecedor
6 10.1.2 Estanqueidade Ensaio de estanqueidade dos metais sanitários 13713 Laboratório Fornecedor
6 10.1.2 Estanqueidade Ensaio de estanqueidade dos metais sanitários 14162 Laboratório Fornecedor
6 10.1.2 Estanqueidade Ensaio de estanqueidade dos metais sanitários 14390 Laboratório Fornecedor
6 10.1.2 Estanqueidade Ensaio de estanqueidade dos metais sanitários 14877 Laboratório Fornecedor
6 10.1.2 Estanqueidade Ensaio de estanqueidade dos metais sanitários 14878 Laboratório Fornecedor
6 10.1.2 Estanqueidade Ensaio de estanqueidade dos metais sanitários 15206 Laboratório Fornecedor
6 10.1.2 Estanqueidade Ensaio de estanqueidade dos metais sanitários 15267 Laboratório Fornecedor
6 10.1.2 Estanqueidade Ensaio de estanqueidade dos metais sanitários 15423 Laboratório Fornecedor
6 10.1.2 Estanqueidade Ensaio de estanqueidade dos metais sanitários 15704-1 Laboratório Fornecedor

 

PARTE ITEM Requisito Ensaios Normas Local Respons.
6 10.1.2 Estanqueidade Ensaio de estanqueidade dos metais sanitários 15705 Laboratório Fornecedor
6 10.1.2 Estanqueidade Ensaio de estanqueidade dos metais sanitários 15857 Laboratório Fornecedor
6 15.2.2 Saúde, higiene e qualidade do ar Ensaios de superfície e de escoamento da água 12450 Laboratório Fornecedor
6 15.2.2 Saúde, higiene e qualidade do ar Ensaios de superfície e de escoamento da água 12451 Laboratório Fornecedor
6 15.2.2 Saúde, higiene e qualidade do ar Ensaios de superfície e de escoamento da água 15097-1 Laboratório Fornecedor
6 15.2.2 Saúde, higiene e qualidade do ar Ensaios de superfície e de escoamento da água 11778 Laboratório Fornecedor
6 15.2.2 Saúde, higiene e qualidade do ar Ensaios de superfície e de escoamento da água 15423 Laboratório Fornecedor
6 16.1.2 Funcionalidade e acessibilidade Ensaios do volume de descarga 15857 Laboratório Fornecedor
6 17.2.1 Conforto tátil e antropodinâmico Ensaios específicos do material (adaptação ergonômica) 10281 Laboratório Fornecedor
6 17.2.1 Conforto tátil e antropodinâmico Ensaios específicos do material (adaptação ergonômica) 11535 Laboratório Fornecedor
6 17.2.1 Conforto tátil e antropodinâmico Ensaios específicos do material (adaptação ergonômica) 11778 Laboratório Fornecedor
6 17.2.1 Conforto tátil e antropodinâmico Ensaios específicos do material (adaptação ergonômica) 11815 Laboratório Fornecedor
6 17.2.1 Conforto tátil e antropodinâmico Ensaios específicos do material (adaptação ergonômica) 13713 Laboratório Fornecedor
6 17.2.1 Conforto tátil e antropodinâmico Ensaios específicos do material (adaptação ergonômica) 14390 Laboratório Fornecedor
6 17.2.1 Conforto tátil e antropodinâmico Ensaios específicos do material (adaptação ergonômica) 14877 Laboratório Fornecedor
6 17.2.1 Conforto tátil e antropodinâmico Ensaios específicos do material (adaptação ergonômica) 15267 Laboratório Fornecedor
6 17.2.1 Conforto tátil e antropodinâmico Ensaios específicos do material (adaptação ergonômica) 15491 Laboratório Fornecedor

 

 

PARTE ITEM Requisito Ensaios Normas Local Respons.
6 17.2.1 Conforto tátil e antropodinâmico Ensaios específicos do material (adaptação ergonômica) 15704-1 Laboratório Fornecedor
6 17.2.1 Conforto tátil e antropodinâmico Ensaios específicos do material (adaptação ergonômica) 15705 Laboratório Fornecedor
6 18.1.1 Adequação ambiental Ensaio de volume de descarga 15097-1 Laboratório Fornecedor
6 18.1.2 Adequação ambiental Ensaios de fluxo de água 10281 Laboratório Fornecedor
6 18.1.2 Adequação ambiental Ensaios de fluxo de água 11535 Laboratório Fornecedor
6 18.1.2 Adequação ambiental Ensaios de fluxo de água 11815 Laboratório Fornecedor
6 18.1.2 Adequação ambiental Ensaios de fluxo de água 13713 Laboratório Fornecedor
6 18.1.2 Adequação ambiental Ensaios de fluxo de água 14390 Laboratório Fornecedor
6 18.1.2 Adequação ambiental Ensaios de fluxo de água 14877 Laboratório Fornecedor
6 18.1.2 Adequação ambiental Ensaios de fluxo de água 15206 Laboratório Fornecedor
6 18.1.2 Adequação ambiental Ensaios de fluxo de água 15267 Laboratório Fornecedor
6 18.1.2 Adequação ambiental Ensaios de fluxo de água 15491 Laboratório Fornecedor
6 18.1.2 Adequação ambiental Ensaios de fluxo de água 15704-1 Laboratório Fornecedor
6 18.1.2 Adequação ambiental Ensaios de fluxo de água 15705 Laboratório Fornecedor
6 7.2.1 Desempenho estrutural Ensaio de sobrepressão de válvulas de descarga 15857 Laboratório Fornecedor

 

Talvez você também goste…

Ensaios em revestimentos de Argamassa para Construtoras

Ensaios em revestimentos de Argamassa para Construtoras Verificação da resistência de aderência à tração de revestimentos de argamassa  O Ensaio de aderência de revestimentos de argamassa foi padronizado depois da revisão da NBR 13.528 para auxiliar os construtores no...

Ensaios no Concreto Endurecido

ESCLEROMETRIA: Mede a dureza superficial do concreto e é indicada da para avaliar varias zonas da mesma peça estrutural de concreto. No entanto, tendo como limitações ou desvantagem, este método só é representativo da camada superficial, com uma espessura variando...

A Segurança dos Gradis das Sacadas de Edifícios

A SEGURANÇA DOS GRADIS DAS SACADAS DE EDIFÍCIOS Um assunto que interessa a todos, CONSTRUTORES, SÍNDICOS E MORADORES! Esse guarda-corpo, que existe na sacada do seu edifício é SEGURO? Você tem certeza disso? Caso você force demais ou alguém cair sobre ele por acidente...