Ensaios no Concreto Endurecido

ESCLEROMETRIA:

Mede a dureza superficial do concreto e é indicada da para avaliar varias zonas da mesma peça estrutural de concreto.

No entanto, tendo como limitações ou desvantagem, este método só é representativo da camada superficial, com uma espessura variando entre 20 mm a 30 mm, as possíveis camadas interiores mal vibradas ou segregadasn ão seria possível detectar com esse equipamento.

A utilização deste método permite comparar a homogeneidade do concreto em diferentes áreas da estrutura sem necessidade de danificar o concreto,

No entanto, a NBR 7584 determina que o método esclerométrico não pode ser considerado substituto de outros métodos, mas como um complemento ou método adicional.

De acordo com a mesma norma, os fatores que influenciam os resultados dos ensaios de esclerometria são: Tipo de cimento, tipo de agregado, direção do ensaio, condições de Superfície, umidade e carbonatação, Idade do concreto e cura, massa especifica do concreto, esbeltez do elemento ensaiado e o material utilizado nas fôrmas (desmoldantes).

 

EXTRAÇÃO DE TESTEMUNHOS:

A extração dos testemunhos, para fins de avaliação da resistência à compressão é um método destrutivo realizado com broca rotativa ou oscilante, refrigerada a água, sem uso de percussão (martelete).

O mapeamento da estrutura, formação dos lotes e quantidades de testemunhos a serem extraídos, dependem se a estrutura possui ou não histórico de controle tecnológico, e , assim como os cálculos e critérios para aceitação do concreto e recebimento da estrutura devem sempre obedecer a NBR 7680-1:2015.

O ideal é utilizar-se do esclerômetro para mapear a estrutura em relação a sua homogeneidade e realizar as extração de corpos de prova conforme orientação da norma brasileira, para então estimar a resistência à compressão da estrutura com base na sua correlação com os índices esclerométricos medidos.

 

PEÇA JÁ SEU ORÇAMENTO!!!

Tels. 11 4992 8204 / 4438 4132 – Fax: 11 4436 7951 E-MAIL: COMERCIAL@CONCRETESTE.COM.BR

Talvez você também goste…

Ensaios em revestimentos de Argamassa para Construtoras

Ensaios em revestimentos de Argamassa para Construtoras Verificação da resistência de aderência à tração de revestimentos de argamassa  O Ensaio de aderência de revestimentos de argamassa foi padronizado depois da revisão da NBR 13.528 para auxiliar os construtores no...

A Segurança dos Gradis das Sacadas de Edifícios

A SEGURANÇA DOS GRADIS DAS SACADAS DE EDIFÍCIOS Um assunto que interessa a todos, CONSTRUTORES, SÍNDICOS E MORADORES! Esse guarda-corpo, que existe na sacada do seu edifício é SEGURO? Você tem certeza disso? Caso você force demais ou alguém cair sobre ele por acidente...