Engenharia Consultiva
Materiais

 

Com uma equipe de consultores formada por engenheiros, especialistas e doutores,  a Concreteste está sempre atualizada com as técnicas mais inovadoras para compartilhar soluções que gerem valor aos seus clientes.

 

relacionado a materiais
1 - CÁLCULO TÉRMICO – PLANO DE CONCRETAGEM – CONTROLE DE TEMPERATURA COM TERMOPARES
No caso de concreto lançado em estrutura de grandes dimensões, surgem problemas causados pela reação de hidratação do cimento, os quais, se não são minimizados podem causar colapsos parciais ou globais na estrutura.

A quantidade de calor gerada, a velocidade da reação e a conseqüente evolução da temperatura podem levar a tensões internas que levam a fissuração generalizada. Neste caso, não haverá  sentido medir a resistência  do corpo de prova se o concreto não estiver mais monolítico. Nestes casos, o Controle de Temperatura do concreto é essencial para impedir que estes problemas aconteçam.

No entanto, não basta medir a temperatura, é absolutamente necessário, nesses casos, a elaboração de um Plano de Concretagem onde são efetuados estudos a partir de todas as condições oferecidas pela obra (geometria das formas, material a ser utilizado, mão-de-obra, equipamento disponível) e pelo fornecedor de concreto (características físicas, mecânicas e térmicas do concreto a ser fornecido) que serão utilizados em cálculos complexos, visando estabelecer a elevação adiabática da temperatura e seu posterior resfriamento dentro de condições da tensão interna, para que não causem a temida fissuração.
 O estudo da elevação adiabática da temperatura x desenvolvimento da resistência do concreto, a fim de se evitar a fissuração por retração térmica deve ser realizado pelo menos de 20 a 30 dias antes da concretagem e inclui entre outros:
    1.Cálculo térmico do concreto;
    2. Exame dos planos possíveis de concretagem;
    3. Efeito da insolação e dissipação do calor;
    4. Análise das tensões térmicas resultantes na estrutura;
    5. Procedimentos de cura e para o controle tecnológico; 
MONITORAMENTO de concreto com gelo
- Acompanhamento do carregamento na central de concreto, de acordo com a carta de traço fornecida e da adição de gelo no caminhão betoneira.
- Medição da temperatura no momento do lançamento do concreto com termômetro de haste com observância da temperatura máxima de lançamento especificada no Plano de Concretagem e relatório de medições;
- Medição da temperatura interna do concreto das peças estruturais, após o lançamento, incluindo instalação e monitoramento de termopares desde o término da concretagem até o início da queda da temperatura (em torno de 40 horas)
 
2 - DOSAGEM DE CONCRETO , GRAUTE E ARGAMASSA
O ESTUDO DE DOSAGEM EXPERIMENTAL é o procedimento técnico utilizado para obtenção do traço que satisfaça certos pré-requisitos particulares definidos pelo Cliente, utilizando dados de misturas experimentais feitas com amostras dos materiais que serão utilizados para o preparo do concreto/graute/argamassa para a Obra. Os resultados são fornecidos após 35 contados a partir da data da coleta dos materiais na obra e definições dos parâmetros técnicos.

 

* Clique AQUI para visualizar o escopo completo dos ensaios acreditados junto à  Cgcre - Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO

 

Obs: Os ensaios serão realizados conforme as normas e/ou 

procedimentos vigentes. Confira versão atual e vigente no site: 

https://www.abntcatalogo.com.br