ENSAIOS EM REVESTIMENTO DE ARGAMASSA

Verificação da resistência de aderência à tração de revestimentos de argamassa.

O Ensaio de aderência de revestimentos de argamassa foi padronizado depois da revisão da NBR 13.528 para auxiliar os construtores no controle das variáveis que interferem no desempenho do produto. Para determinação da aderência da argamassa ao substrato, o ensaio deve ser executado no início do assentamento das alvenarias, em locais de fácil acesso e que representem as reais condições de exposição do revestimento

  • É recomendável que as amostras sejam retiradas da fachada, da área mais exposta a intempéries, utilizando um ou mais tipos de argamassas pré-selecionadas, industrializadas ou produzidas no canteiro.
  • Para cada tipo de argamassa, deve-se preparar painéis de no mínimo 1 m², contemplando trechos tanto da estrutura quanto da vedação, no qual será coladas 12 pastilhas metálicas.
  • O ensaio deve ser realizado no revestimento com idade de 28 dias, no caso de argamassas mistas ou de cimento e areia, e de 56 dias para argamassas de cal e areia, contados após a aplicação da argamassa sobre o substrato.
  • Usualmente o ensaio é realizado em dois dias, sendo que no primeiro dia será realizado o corte e colagem das pastilhas e no segundo dia será verificada a resistência de aderência à tração.
  • Após o ensaio o cliente receberá os relatórios técnicos com os valores obtidos para cada argamassa ensaiada.

revestimento_argamassa1

revestimento_argamassa2


Outras informações sobre serviços oferecidos: