PROVA DE CARGA EM ESTRUTURAS - ABNT NBR 9607

Não existe o PROJETO DA ESTRUTURA?
A solução e uma PROVA DE CARGA!
A prova de carga e uma forma segura de saber se sua estrutura comporta a carga que vai ser colocada. Você vai ter tranquilidade e também o seu cliente na execução da obra.
O serviços constam das seguintes etapas, dentre:

1a. fase: Serviços preliminares
Cadastramento e verificação geométrica dos elementos estruturais c/ desenho de forma, modelagem computacional, verificação analítica da capacidade resistente comparando com os esforços máximos solicitantes, etc.

2a. fase: Investigação, caracterização e avaliação da resistência mecânica do concreto
Homogeneidade, extração de testemunhos, escarificação para visualização da armadura,etc.

3a. fase: Previsão teórica do Desempenho da estrutura e execução de prova de carga de acordo com a ABNT NBR 9607
Planejamento, controle e execução do ensaio, análise final de resultados

PROVA DE CARGA EM PAVIMENTO RÍGIDO - DNIT 055 - ABNT NBR 6489

Os serviços consistem basicamente no carregamento de placa normalizada contra o pavimento, por meio de macaco hidráulico que reage contra uma carga de reação.
Após preparação e regularização da superfície onde a placa será assentada, será instalada a aparelhagem para a execução da prova de carga: veículo de reação, macaco hidráulico e relógios comparadores.
Para sua estabilização, os defletômetros serão ajustados de forma que a leitura inicial permita o maior deslocamento possível na haste do sentido descendente. Procede-se a acomodação da placa, através da aplicação de um primeiro carregamento de uma carga que provoque uma deformação média de 0,25 a 0,50 mm, seguido de descarregamento.
Após sua estabilização, os defletômetros serão reajustados para dar início ao carregamento. O carregamento é aplicado em estágios não superiores a 20% da provável taxa admissível do solo e é mantido até a estabilização do recalque (com tolerância máxima de 5% do recalque total neste estágio). Serão aplicadas as etapas de carregamento até que se atinja a carga máxima de ensaio.
O ensaio prossegue até que se atinja o dobro da taxa admitida pelo solo ou então recalque total de 25mm. A carga máxima alcançada no ensaio, caso não se vá até a ruptura será mantida pelo período de 12 horas.
A descarga será feita em estágios sucessivos, não superiores a 25% da carga total, lendo-se os recalques de maneiras idêntica à do carregamento, e mantendo-se cada estágio até a estabilização do recalque dentro da precisão admitida.

provadecarga1


provadecarga2


Outras informações sobre serviços oferecidos: