ANÁLISE TÉRMICA DO CONCRETO MASSA

A hidratação do cimento gera calor. Para grandes lançamentos de concreto, a temperatura interna do concreto pode se tornar grande preocupação. As temperaturas internas elevadas do concreto podem causar o fissuração e gerar grandes e custosos problemas futuros da durabilidade. Por ser um defeito oculto o construtor sempre será responsabilizado, a partir da descoberta do defeito.
Existem vários fatores que afetam o aumento de temperatura do concreto em massa como por exemplo: dimensões da peça a ser concretada, traço do concreto (proporções, tipo do cimento, aditivos), construção (uso de formas, membranas de cura), condições ambientais quando da concretagem, (época do ano, temperatura ambiente, duração do lançamento).
A análise térmica pode prever a temperatura máxima do núcleo de concreto e o diferencial de temperatura máximo (camada da superfície externa versus núcleo) durante os estágios iniciais de endurecimento.
A realização de uma análise térmica é uma ferramenta resolver as preocupações que surgem antes da lançamento do concreto e, se necessário, permite ajustes na concepção da mistura e nas atividades de lançamento / pós-lançamento.

A CONCRETESTE está capacitada para:

  • Fazer uma pré-analise que indicará se há risco de fissuração e necessidade de elaboração de análise mais profunda;
  • Revisar o projeto da “dosagem do concreto” e demais projetos relacionados;
  • Realizar análise térmica do concreto massa;
  • Medir as temperaturas "in loco" do concreto com termômetros e termopares;
  • Elaborar programa de controle de temperatura.


  • Outras informações sobre serviços oferecidos: